sábado, 23 de outubro de 2010

Dia Internacional de Atenção à Gaguez


A gaguez é um distúrbio que envolve a fluência da fala. Pode se manifestar através de sons e sílabas que não são finalizados e iniciados no tempo adequado, portanto a gaguez está ligada a ritmo e o tempo. E é involuntária, ou seja, a criança ou adulto não tem controlo total sobre sua fala, não sendo possível simplesmente optar por não gaguejar.
Os sinais abaixo são típicos da gaguez:
1) Repetição na quantidade e na qualidade, repetição de sílabas, palavras e até mesmo frases.
Ex. "sa-sa-sapato", "te-te-telefone".
A cama, cama….

2) Pausas. Intervalo colocado de forma inapropriada no decorrer de um discurso.

3) Prolongamentos. Alongamentos de sons que tenha duração inapropriada.
Ex. "f::amília", "t::apete".

4) Interjeições. Inserção no discurso de sons, como “ahhhh…..”, “hummmm….”, “Deixa ver”.

5) Bloqueio. Interrupção brusca de uma palavra que vem acompanhada de algum esforço da voz, ou até mesmo corporal.

Na tentativa de contornar este problema, o sujeito pode recorrer a diversos truques:

- Substituições de palavras, reformulações de frases e circunlocuções (rodeios).

- Uso excessivo de marcadores discursivos ("então", "assim",”ok”.

- Modificações da respiração (fazer inspirações profundas antes de falar ou falar até o fim do ar).

- Modificações do tom de voz.

Mas afinal, a gaguez tem cura ou não?
Sempre é possível melhorar/atenuar a gaguez, sem por em causa questões relativas a idade do paciente ou a gravidade da gaguez. É claro, que quanto mais cedo iniciar um tratamento, mais eficaz será. Apesar de a gaguez ser um distúrbio de fluência, as consequências da gaguez vão além da fala. A relação com os familiares, o convívio social, o desempenho escolar, o desempenho profissional e a saúde emocional podem ficar muito comprometidos devido à gaguez. Por isso, a gaguez é um problema sério e deve ser tratada por profissionais especializados (terapeutas da fala e psicólogos).
Se o seu filho gagueja há algum tempo e você tem a impressão de que ele sabe que gagueja, procure falar sobre o assunto com ele. Não falar sobre a gaguez, fingindo que ela não existe, o grande passo é assumir a gaguez e enfrentá-la.
- Por mais difícil que seja ouvir seu filho gaguejando, procure não fornecer dicas e truques, como: "Fale mais devagar", "Fique calmo", "Pensar antes de falar", "Respire fundo", "Pare e comece de novo", "Pare de gaguejar". A gaguez é involuntária. Portanto, a criança não tem controlo total sobre sua fala. A criança não gagueja porque quer ou para chamar a atenção.
- Procure não apressar a criança para falar, porque, desta forma, seu filho começará a aprender o que se convencionou chamar de "pressão de tempo". A pressão de tempo é uma sensação subjectiva de que se deve iniciar, continuar e terminar a fala rapidamente. Quanto mais rapidamente seu filho achar que deve falar, mais irá gaguejar.
- Dê atenção quando seu filho demonstra que quer falar alguma coisa. Ouça o que ele tem a dizer e comente o que ele falou (e não como falou). Mostrando que ele consegue captar sua atenção, que você ouve o que ele fala e que você se interessa pelas suas opiniões, seu filho vai aprender a ser assertivo. É muito importante mostrar ao seu filho que ele consegue negociar o quer através da fala.
- Procure não interromper e não finalizar as falas do seu filho, por mais difícil que seja ouvi-lo gaguejando. Interrompendo ou finalizando, você vai ensinar ao seu filho que sua forma de falar não é aceita dentro da família, o que vai contribuir para aumentar o sofrimento da criança. Além disso, seu filho vai aprender que deve falar sem gaguejar se quiser ser ouvido, o que vai fazer com que ele tente controlar a fala, ele não vai conseguir, o que contribuirá para o aumento do seu sofrimento).
Não existem fórmulas mágicas no tratamento da gaguez. O tratamento envolve aceitação da problemática, dedicação, tempo e persistência, não pode ser eliminada de um dia para o outro.
Até à próxima!