quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Terapia da Fala e a Estética da Face.

A terapia da Fala voltada para a estética da face é um campo recente em Portugal, iniciado no Brasil com a Fonoaudiologia Estética.

Esta visão surgiu quando passamos a reflectir sobre a dinâmica da terapia, e ao voltar o nosso olhar para a regulação da musculatura, constatamos então que, ao se adequar a musculatura, a aparência facial também se modificava. E foi assim, com muitas pesquisas em parceria com a dermatologia e aliadas ao conhecimento dos efeitos das funções em a toda estrutura muscular que os terapeutas possuem, passaram então a ampliar e adequar a nossa prática para este fim.

É de extrema importância que sejam considerados os efeitos da gravidade nos músculos, pois eles influenciam directamente os resultados a ser obtidos. Todo o corpo está sob o efeito da gravidade. A face também recebe influência deste efeito que potencializa as adaptações e compensações musculares ocorridas, tanto no eixo corporal como no equilíbrio facial.

Como o processo é ininterrupto e as adaptações são automáticas e inconscientes ao longo da vida, perdemos o estado de equilíbrio ideal e a gravidade começa a nos “derrubar” em vez de suportar. Aparentemente os músculos funcionam e os ossos estão a cumprir a sua função, mas as alterações na estrutura da fáscia muscular causam um desequilíbrio permanente e só podem ser corrigidas por intervenção física.

Em breve teremos formações nesta área, mais informações contacte:terapeuta@daianerocha.com


Continuação do artigo na revista Estética Viva jan/fev.