quinta-feira, 19 de novembro de 2009

As pessoas falam frequentemente que não são boas em matemática, quando na verdade querem dizer que não são boas em aritmética. A aritmética é uma parte da matemática que está amplamente vinculada com a relação entre objectos, tamanho, forma, quantidade e espaço.
A discalculia é a dificuldade em aprender operações matemáticas e, em alguns casos, está relacionada com a dislexia. Pois 60% das crianças disléxicas possuem dificuldades com números e na relação entre eles.

Vale ressaltar que, mesmo relacionado com a dislexia, a discalculia deve ser considerada como um problema de aprendizado independente.


Como podemos identificar esta alteração na criança?

1) Ao contar para trás.

Um indicador muito simples das possíveis dificuldades com números é a inabilidade para contar para trás de dois em dois ou de três em três, ao começar por 30, ou falar qual o número que está à quinta posição antes de 21.

2) Sempre começar de 0 ou 1.

Como os disléxicos frequentemente têm falta de compreensão dos traços gerais, da ordem e da estrutura do sistema numérico, eles frequentemente têm de começar de 0 ou 1, em qualquer tarefa de contar ou calcular.

3) Aprender a tabuada.

A dificuldade que os disléxicos têm para aprender a tabuada. A idéia da tabuada é reduzir o tempo de cálculos, mas, como frequentemente prolonga ainda mais o tempo para os cálculos dos disléxicos, a sugestão é que não devemos insistir neste aspecto.

4) Valor da posição.

Um outro problema é a falta de compreensão do valor da posição no sistema numérico. A confusão nesta área é frequentemente disfarçada nos primeiros anos, pois as crianças aprendem as regras apropriadas para somar e subtrair e podem usa-las se estas são apresentadas de uma forma simples, pois foram mecanicamente aprendidas. Se essa colocação é alterada, ou se é necessário usar o conhecimento dos números, a pessoa frequentemente carece de flexibilidade para usar o seu conhecimento de outra forma, e sua dificuldade de compreensão torna-se visível.

5) Reagrupar e dificuldades de direcção.

Tanto os problemas de memória a curto prazo quanto as dificuldades de compreensão do sistema de valor da posição, podem dificultar neste processo.

6) A forma de anotar.

Dificuldade para lidar com proporção, razão, diagramas, símbolos algébricos e geométricos será justificado pela inabilidade para a interpretação a notação convencional, e mais uma vez, será preciso a compreensão dos sons e dos símbolos.


Os pais e professores devem ser ajudados a reconhecer quando as crianças apresentam dificuldades específicas no aprendizado da aritmética, observando se há um contraste entre a idade e a inteligência. As dificuldades em outros aspectos da matemática são mais difíceis de diagnosticar e será necessário a ajuda de um especialista.

Bibliografia: Associação Brasileira de Dislexia.