quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mensagem aos Pais / Encarregados de Educação, Professores e Educadores

1) Como identificar uma criança com Atraso de Linguagem?

- O atraso no aparecimento da fala, ou seja, na emissão das palavras e expressão de pensamento.
- É considerado atraso de linguagem, crianças que até um ano e meio de idade não dizem palavras isoladas ou que até dois anos não formam frases.

2) Como identificar a Dislalia (Trocas na Fala)?

- O transtorno fonológico é conceituado como uma alteração de fala caracterizado pela introdução inadequada dos sons, uso inadequado das regras fonológicas, posição da língua com relação à distribuição dos sons, que resultam no colapso de contrastes fonémicos afectando o significado da mensagem.

É importante saber que:
- De um ano e meio aos dois anos e meio, a criança deve ter adquirido os fonemas / b / m / p / t / d / n / k / g / nh /
- Dos três aos quatro anos a criança deve ter, também, adquirido estes fonemas / x / ch / j / l / lh / z /
- Dos cinco aos seis anos saber evocar os encontros consonantais.

Em suma deveremos saber que uma criança com atraso de linguagem ou até mesmo com uma simples troca na fala, é uma forte candidata a ter problemas de aquisição da leitura-escrita.

3) Como identificar a Disfemia (Gaguez)?

A Gaguez é a ausência da fluência na fala.

Exemplos de algumas disfluências:

- Repetição na Quantidade e na Qualidade, repetição de sílabas, palavras ou até frases.
- Pausas. Intervalo colocado de forma inapropriada no decorrer de um discurso.
- Prolongamentos. Alongamento vocálico ou silábico que tenha duração inapropriada.
- Interjeições. Inserção no discurso de sons, como “ahhh”; “hummm”; “deixa ver”.
- Bloqueio. Interrupção brusca de uma palavra que vem acompanhada de algum esforço Vocal, ou mesmo Corporal. Só é considerado Bloqueio, quando ocorre no meio da palavra ou no início.

4) Como identificar crianças com desordem no processamento auditivo central?


- Dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos.
- Dificuldade em compreender “anedotas” e palavras de duplo sentido.
- Dificuldade em memorizar e reconhecer “Direita” e “Esquerda”.
- Problemas na fala, principalmente o / l / r / s / z /
- Problemas de linguagem expressiva.
- Dificuldade na aquisição da leitura e escrita.
- Dificuldade na compreensão de uma leitura oral.
- Distracção, desatenção e agitação.
- Fraco desempenho escolar em todas as áreas de estudo.
- Disgrafias.
- Inversão de letras na escrita.
- Desajuste social.
- Tendência ao isolamento.

Os estudos sobre a voz humana cresceram significativamente no âmbito da Terapêutica da Fala.
O excesso de ruído no mundo actual, que exige que se mantenha um volume de voz forte para ser ouvido, a competitividade instalada em todos os âmbitos da vida humana, a agressividade se predomina nas actividades lúdicas das crianças, imitação de outras vozes, alteração de voz devido a ingestão de alimentos frios, mudança brusca de temperatura, período de rouquidão após o abuso vocal e a falta de preocupação em relação a rouquidão das crianças sempre entendida como um processo normal da infância.

Pesquisas sobre disfonia infantil mostram que é o uso abusivo da voz que gera disfonia organofuncional.

A presença de nódulos vocais em crianças na faixa etária de 7 aos 9 anos, com destaque para o sexo masculino.

A voz pode ser um indicativo de saúde ou doença.